quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Preparação Física Geral nas Aulas de Karate #1



Se existe “esporte completo”, com certeza o Karate pode ser classificado como tal! Uma tradicional aula de Karate é constituída do aquecimento à parte principal, de movimentos e atividades que desenvolvem capacidades físicas como: Resistência Aeróbica e Anaeróbica (com maior predominância anaeróbia); Resistência Muscular Dinâmica e Estática; Força Explosiva (potência); Elasticidade Muscular; Mobilidade Articular; Equilíbrio; Agilidade; Controle e Melhora da Postura; Coordenação Motora e Reflexo.

A partir da primeira aula, o praticante vivenciará TODAS as capacidades mencionadas, resguardadas as devidas proporções de intensidade e volume para cada faixa etária e principalmente, graduação. A aspiração aos novos graus ou níveis através da mudança de faixa, será o primeiro contato do praticante com a performance física.

Na preparação para o “temível” exame de faixa, independente se este é o primeiro ou não, o praticante dedicará seus treinos exclusivamente a sua maior evolução geral das capacidades físicas, bem como da parte técnica, para um excelente desempenho e aprovação nas 03 (três) etapas distintas do exame: Kihon, Kata e Kumite.



Considerando as capacidades FORÇA e CARDIO, nos alunos iniciantes e intermediários, deve-se estimular de maneira mais intensa e volumosa, as RESISTÊNCIAS MUSCULAR E CARDIORRESPIRATÓRIA, formando uma base sólida de preparação para a aplicação de estímulos de POTÊNCIA (muscular e cardiorrespiratório) em níveis mais avançados.

Preparação física não é só privilégio de atletas de alto nível. Ela é o meio que permite seus alunos (crianças e adultos) conquistem uma condição mínima de executar os movimentos e terminar as aulas!

Como mencionado anteriormente, a performance física do Karateca desenvolve-se a cada aula executada de forma gradual conforme o seu nível (graduação), idade e condicionamento físico, onde a própria aplicação de técnicas e golpes exigirão do praticante um alto recrutamento muscular e cardiorrespiratório.

Ao sensei cabe o “conhecimento” e “discernimento” devidos para a mais EFICIENTE aplicação metodológica e distribuição dos estímulos no seu planejamento de aula. O planejamento metodológico e a periodização dos estímulos serão fundamentais no caso do aluno tornar-se ATLETA, mas isso é assunto para um próximo post.


Bons treinos!
Oss!

Ana Paula Ribeiro

Especialista em Preparação Física Personalizada - UniFMU/SP
Faixa Preta de Karate desde 1992 - FPK / CBK
Ex-Atleta das Seleções Paulista e Brasileira de Karate

Contato: esp.anaribeiro@gmail.com

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Marketing e Karatê combinam?

Hoje escrevo sobre a combinação  Marketing & Karate  baseado numa discussão em um dos grupos de WhatsApp que participo e movida também, claro, pelo momento pré-olímpico que o Karate vive!

Certamente já ouviu falar em "Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior de São Paulo". Se sim, é uma ferramenta poderosa de Marketing do Esporte. Uma competição onde as cidades se enfrentam, investindo e contratando atletas e técnicos em busca do pódio. E também uma ferramenta de Marketing Político utilizada pelos prefeitos e secretários..

Se você tem preferência por uma determinada marca, é influenciado pelo Marketing.

E afinal, o que é Marketing?

Seguindo o Papa do Marketing, Philip KotlerMarketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.

Seguindo a definição, como poderíamos entender o Karatê nesse conceito:




O Marketing ou Marketing Esportivo, explora e cria situações de exposição como, por exemplo, cursos, encontros torneios e exames, onde há a possibilidade de entrega de valor (faixas, graduações, conhecimento, medalhas, títulos) para um mercado-alvo, os praticantes de Karatê. Agrega-se a essas situações o uso de materiais esportivos, como Kimonos, protetores e uniformes.

Não podemos esquecer para tudo isso aconteça é necessário MERCADO-ALVO, ou seja, alunos.

O que você faz para captar alunos? Como você conheceu da sua academia? Sim, isso é Marketing.

Na minha mais humilde opinião, Marketing não é nada do maléfico ou diabólico, pelo contrário, ele é a ciência que permite você mostrar o seu trabalho e que aproximar as pessoas do produto desejado.

Algumas pessoas com mais habilidade, outras menos, mas todos nós usamos ferramentas de Marketing no nosso dia a dia para sobrevivermos e vivermos melhor. Observe a sua rotina e comente esse post  É IMPOSSÍVEL QUE VOCÊ NÃO PENSE EM COMO IMPACTAR POSITIVAMENTE AS PESSOAS. I - M - P - O - S - S - Í - V - E - L!

Todos nós temos Senseis, não é? Sabe aquele convite para aquele curso de Kihon? Daqui à duas semanas? E que tem uma inscrição de 100,00? Como não aceitar?

E aquele Sensei que largou tudo no Japão para trazer para o Brasil uma arte marcial! Aquela que é conhecida como Caminho das Mãos Vazias? Ele fez muito Marketing do Conhecimento até que nós conhecêssemos o Karate!

Oss!


Cleiton de Castro

Mias sobre Cleiton de Castro...
Quer conhecer um pouco mais sobre mais sobre Marketing de Academias? Como mudar a cara da sua Academia!