sábado, 3 de dezembro de 2016

Quando chega a hora de parar?

O mundo do esporte ainda impactado pela tragédia com a equipe da Chapecoense que por muito tempo deixam todos os esportistas tristes pela fatalidade, não teve tempo ainda de assimilar um outro grande acontecimento: a aposentadoria do campeão mundial de Fórmula 1 , Nico Rosberg.

Um atleta sabe exatamente até pode ir.

O que leva um atleta no alge de sua carreira deixar as competições?


  • Cansaço - sim, competir cansa. Cansa o corpo e principalmente a mente. Viver em alta performance exige dedicação e foco 100% do tempo. Não oferece ao atleta nenhuma chance de pensar em relaxar. E quanto mais alto você chega na carreira, quanto maiores são os seus títulos, mais os detalhes vão exigir de você. E uma hora você cansa e pára.
  • Pressão familiar - Todos nós começarmos a nossa carreira (atlética ou profissional e claro, profissional como atleta), saindo dos braços da família e solteiros. Você estuda, se dedica, ganha, perde e conquista o seu espaço. O coração cresce e abre espaço para uma pessoa que te ajuda a suprir carências afetivas e completar o seu desenvolvimento emocional. Certamente terão frutos, que nascem muitas vezes num turbilhão de treinos, viagens e competições.
    O que você prioriza? Se você não passou por isso não saberá o que é responder essa pergunta. E não tem resposta certa.
  • Realização de seus objetivos - Um atleta sabe exatamente onde quer chegar. São anos se desenvolvendo para chegar a performance máxima. Durante esse tempo o atleta sabe onde pode chegar e quando chegar, sabe perfeitamente se chegará novamente a este ponto.
    Se chegou, ele tem a opção de continuar e conviver com a história que escreveu ou parar e manter-se literalmente no alge, eternizando a imagem de campeão.

Tão importante quanto saber começar e saber parar. Saber jogar, arriscar, ganhar, perder e saber quando você já teve todo o lucro possível é uma arte que se aprende com os anos.

Cleiton de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário